DOR DO CORREDOR II
Você sente dor em volta e atrás da patela?
-Você pode estar com CONDROMALACEA PATELAR!
A CONDROMALACEA PATELAR também chamada de SINDROME DA DOR PATEL0-FEMURAL ou comumente chamada de JOELHO DE CORREDOR
É uma patologia crônica degenerativa da cartilagem da articulação da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais, gerando desconforto e dor em torno ou atrás da patela.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CONDROMALACEA?
Os principais sintomas são:
Dor profunda no joelho ao subir e descer escadas, ao levantar-se de uma cadeira, ao correr, muitas vezes restringindo atividades físicas.
Dores atrás ou ao redor da patela ocorrem principalmente quando o joelho é flexionado como ao subir escadas ou agachar-se, por exemplo.
Ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo, também é um sintoma comum na condromalácea patelar, além de crepitação e estalos, muitas vezes audíveis. É possível também a presença de derrame intra-articular (edema).
PARA ENTENDER MELHOR A CONDROMALACEA, CONHEÇA O SEU JOELHO:
ANATOMIA
MÚSCULOS DO JOELHO
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA CONDROMALACEA PATELAR?
Instabilidade, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadríceps (ângulo Q), músculo vasto medial ineficiente, mau alinhamento pós-traumática síndrome da pressão lateral excessiva e lesão do ligamento cruzado posterior.
QUAL O EXAME MAIS PRECISO PARA DIAGNOSTICAR A CONDROMALACEA?
A ressonância magnética é o exame padrão-ouro para o estudo das lesões da cartilagem causadas pela condromalacea.
EM QUE IDADE SE MANIFESTA A CONDROMALACEA?
A condromalacea pode aparecer na adolescência, idade adulta ou em idosos aumentando a incidência conforme aumenta a faixa etária.
Inicia-se como síndrome fêmuropatelar que é na verdade o estágio inicial da doença, neste período a patologia ainda pode ser revertida, todavia, alterações resultantes de reações inflamatórias internas da cartilagem geram uma destruição estrutural de tratamento mais complicado.
“A Condromalacea atinge tanto homens quanto mulheres sendo que a maior incidência é em mulheres acima do peso.”
QUAL O TRATAMENTO PARA CONDROMALACEA?
O tratamento conservador melhorará os sintomas dolorosos, porém dificilmente reverterá as lesões da cartilagem.
Alguns Recursos podem ser utilizados, a Fisioterapia Convencional, a Acupuntura, o Método Pilates Reabilitacional o uso da Bandagem Funcional.
FISIOTERAPIA
O enfoque do tratamento fisioterápico deve ser para o fortalecimento do vasto medial obliquo e os músculos do quadríceps que visam a correção do “mau alinhamento da patela.
Os Exercícios de Cadeia Fechada são benéficos por que inibem as rotações da tíbia e os deslocamentos laterais da patela.
O fisioterapeuta deve orientar o paciente a manter o joelho na linha do pé para diminuir a força de compressão femoropatelar reduzindo a solicitação mecânica desta articulação durante o exercício.
Por este motivo os exercícios do Pilates como o Side splits, Leg series, e os exercícios em cama elástica são benéficos para o paciente com condromalacea, proporcionam força, coordenação e equilíbrio do membro inferior tanto em repouso quanto nas atividades de vida diária e retorno ao esporte ou atividade física.
BANDAGEM COMPRESSIVA
Este recurso é utilizado, pois a compressão promove uma pressão nos líquidos dos espaços intersticiais para dentro do vaso com o diâmetro aumentado, onde encontra também com o fluxo aumentado e que faz com que esse líquido seja rapidamente absorvido em proporções maiores que de normal.
ACUPUNTURA
alivia a dor miofascial acontece por um mecanismo local, isto é, contração muscular, a qual é feita por movimentos intramusculares na zona da placa motora, que são estimuladas por sua vez através dos estímulos mecânicos e elétricos (nervosos) produzidos pelas agulhas, além de equilibrar energeticamente os meridianos acometidos nas patologias do joelho.
Pontos Utilizados:
Sistêmicos: P7(tonificado) + R6(dispersado) / VG20/ Yintang/ VC17(profundo) / VC12/
VC9 + E25/ VC6(tonificado) / C7/ IG4/ BP6/ F8(tonificado) / R10(dispersado) / VB34(tonificado) / F3/ R3/ E36.
Auriculares
Shenmen (tonificado) / Rim (tonificado) / Joelho (sedado) / Ansiedade 1 e 2(sedados) /
Metabolismo (tonificado) / Depressão (sedado) / Subcórtex (tonificado) / Suprarrenal
(tonificado).
Dra Rita de Cássia Munhoz
Fisioterapeuta-Crefito 13.495-F
Bibliografia:
1. YAMAMURA, Y. Acupuntura Tradicional – A Arte de Inserir. 2ed. p. 851-
852. São Paulo: Roca, 2001.
2. APARICIO, E; PÉREZ, J. O autêntico método Pilates: a arte do controle.
São Paulo: Editora Planeta Brasil. 2005.
3. BARRA, B.S.; ARAÚJO, W.B. O efeito do método Pilates no ganho da
flexibilidade. Linhares, 2007. 37p. Monografia para obtenção de título de
Bacharel em Educação Física – Faculdade de Ciências Aplicadas
Sagrado Coração (UNILINHARES), Linhares, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário