Visitors

free counters

segunda-feira, 13 de maio de 2013


DORES DO CORREDOR- PARTE  I
FASCEITE PLANTAR OU FASCITE PLANTAR



O QUE É FASCITE PLANTAR?

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar ou na sola dos pés, sendo provocada pela inflamação da fáscia plantar, uma espécie de ligamento localizado na sola do pé. O local onde há maior inflamação da fáscia é próximo à sua ligação com o osso calcâneo.

O QUE CAUSA A FASCITE PLANTAR?


Alguns fatores causam a FASCITE PLANTAR, são eles:
Obesidade;
Alterações anatômicas do pé, pé chato, pé cavo;
Alterações da marcha, como pisar com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés;
Trabalhar muito tempo em pé, como seguranças, professores, cirurgiões, trabalhadores de fábrica, etc;
Uso excessivo de salto alto;
Uso de calçados pouco apropriados para os pés, como sapatos apertados, largos ou velhos;
È muito comum em praticantes de algumas atividades físicas como: corridas, ballet, levantamento de peso e dança. Caminhada sem tênis adequado também pode causar estresse sobre a sola dos pés e levar à lesão da fáscia plantar. Estas atividades podem provocar o aparecimento precoce da fascite plantar, antes dos 40 anos.
  A fascite plantar ocorre por tensão e esgarça mento da fáscia plantar, que levam à micro traumas neste tecido e, consequentemente, inflamação da área lesionada.

 A Diferença no comprimento dos membros inferiores, pronação excessivas da articulação sub-talar, falta de flexibilidade do arco longitudinal, rigidez muscular da panturrilha liso de calçados inadequados são fatores que predispõe a inflamação da fascia plantar.

O QUE É A FASCIA PLANTAR?

















Também chamada de aponeurose plantar a FASCIA PLANTAR é um ligamento que corre ao longo da parte inferior do pé conhecido como sola ou planta do pé. É uma faixa de tecido espesso, intimamente ligada à pele e com propriedades elásticas, capaz de se esticar ligeiramente conforme a movimentação dos pés. Este tecido recobre toda base do pé, estendendo-se desde o osso do calcanhar, chamado osso calcâneo, até a ponta dos pés, local onde se divide em cinco ramos, um para cada dedo.

A fáscia plantar age como um elástico. Ela cria uma tensão de modo a manter o pé sempre levemente arqueado. Quando andamos, no momento em que levantamos o calcanhar do chão e ficamos apenas com a ponta dos pés encostada ao solo, a fáscia plantar age como uma espécie de guincho, diminuído pressão que os dedos sofrem ao receber grande parte do peso do corpo.

SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR
Por que sinto dor pela manhã logo quando eu levanto da cama?
A postura corporal adotada durante o sono diminue a atividade dos músculos dorsiflexores favorecendo o encurtamento da fascia plantar, isso gera dor ao primeiro apoio matinal evolui com melhora após atividades, aos primeiros passos.
Por que sinto dor quando fico muito tempo em pé?
O encurtamento dos músculos da panturrilha e pés cavos causa dor quando se permanece longo períodos na posição ortostática (em pé).

CONHEÇA O PÉ:

MÚSCULOS DO PÉ

LIGAMENTOS DO PÉ

MOVIMENTOS DO PÉ








PONTOS DE DOR NO PÉ


















TRATAMENTO
Vários tratamentos são propostos para o alívio da dor na fascite plantar.
O tratamento conservador para a fascite plantar normalmente se baseia em tratamento medicamentoso com o uso anti-inflamatório (injeção de corticosteroide); adaptação (calcanheira viscoelática); e mecânica (low-Dye taping por um mês seguido de uma ortese rígida por 2 meses), fisioterapia.

FISIOTERAPIA

 A Fisioterapia usa diversas técnicas para o  Tratamento da Fascite Plantar, tais como:

ANALGESIA: O uso do tensys burst. Convencional, VIF ou módulo acupuntura reduz a dor .A seleção do módulo de uso é feita  conforme os sintomas e tempo da doença.

ULTRA-SOM: O módulo contínuo alivia a dor, o tempo a intensidade e local de aplicação variam de acordo com a fase da doença.

CINESIOTERAPIA : Alongamento da Fascia Plantar, dos músculos da Panturrilha, Fortalecimento dos flexores dos dedos do pé; destensionamento do tendão de Aquiles e reeducação postural para corrigir prováveis desequilíbrios musculares que ocasionam a desestabilização do pé na posição ortostática e consequentemente traumas repetitivos na fascia plantar durante as posturas prolongadas, assim como a tensão do tendão de Aquiles ou a fraqueza dos músculos intrínsecos do pé.

MASSAGEM TRANSVERSAL-  A massagem transversal sobre a fascia plantar pode ser benéfica ajudam a alongar e aquecer a fascia antes dos primeiros passos do dia.

ACUPUNTURA- A acupuntura auxilia na redução da dor e edema da fascia e das estruturas adjacentes.
ENFAIXAMENTO PROPRIOCEPTIVO- A aplicação do enfaixa mento proprioceptivo reprograma os pontos de tensão e alonga a fascia muscular, tornando mais funcional e menos dolorida a reeducação da marcha.

REEDUCAÇÃO DA MARCHA
 O tratamento se bem conduzido pelo terapeuta e seguido com afinco pelo paciente tem resultado favorável no período de três a seis meses.

Dra RITA DE CÁSSIA MUNHOZ
FISIOTERAPEUTA-CREFITO 13.495-F
F:041)92052778/30294763

Nenhum comentário:

Postar um comentário