Visitors

free counters

segunda-feira, 23 de julho de 2012


“Uma das maiores causa de tensão tanto no homem como na mulher é a sua acomodação durante o período de trabalho, em especial se permanecer muito tempo na mesma posição”.
Abaixo algumas dicas para ter conforto em seu ambiente de trabalho.
MESA:
·         Para a maioria dos trabalhos com computadores, não é necessário que se tenha uma mesa especial.
Dimensões ideais da mesa de trabalho
Altura: 75 cm
Largura: 75-80 cm Comprimento Mínimo: 120 cm
CADEIRA:
·         Evite cadeiras de madeira, cadeiras com ângulo reto entre as coxas e tronco, de palhinha e mesmo cadeiras de gerente.
·         Atenção para os braços da cadeira, caso eles impeçam o seu acesso confortável ao posto de trabalho, prefira cadeiras sem braços.
·         Aprenda a fazer a regulagem da cadeira as suas dimensões, de modo a obter bom conforto. A altura certa da sua cadeira de trabalho é aquela em que seus cotovelos estejam na altura do tampo da mesa. Caso seus pés fiquem suspensos, coloque um apoio para os mesmos.
·         Ajuste altura do apoio lombar da cadeira, de forma a lhe proporcionar bom apoio, sem forçar qualquer ponto da coluna.
·         Quando estiver digitando, usando o mouse ou lendo, ajuste a cadeira de tal forma que seu tronco e suas coxas formem um ângulo de aproxidamente 100º- 110º
·         Quando estiver escrevendo sente-se mais para a extremidade anterior da cadeira e apoie os antebraços. Sobre o tampo da mesa.
TECLADO:
·         O teclado pode ficar diretamente sobre o tampo da mesa, para acertar a altura do monitor de vídeo pode ser necessário um apoio para o mesmo.
·         Em Móvel Tipo Workstation, deve-se ter acesso mecanismos de regulagem, tanto da altura de suporte do teclado, como do suporte do monitor.
MONITOR:
·         O monitor de vídeo deve estar bem posicionado de frente para os olhos, com um ângulo de leitura desde os olhos até o centro da tela de 32º a 45º.
·         A primeira linha do monitor de vídeo deve estar no máximo na horizontal dos olhos.
·         O monitor deve ter vidros fosco e plano.

MOUSE:
·         Procure usar o mouse sem abrir o ombro.
·         Prefira levantar o mouse ao invés de arrastar.
·         Sempre que possível troque o mouse de lado, estimula a coordenação e o desenvolvimento da lateralidade. Segundo algumas pesquisas as pessoas que ficam muito tempo no computador perdem um percentual de coordenação, lateralidade e equilíbrio no lado oposto ao usado para segurar o mouse, além do que desenvolvem desvios posturais.
VIDEO:
·         Sempre que possível movimente o vídeo para frente ou para trás.
·         Evite trabalhar com a tela tremula.
·         Durante a pausa de 10 minutos a cada 2 horas (ou 10 minutos a cada 50 trabalhados, no caso     de digitação), não ler. Assim, coloca-se o musculo ciliar em repouso.
·         Fixe o seu olhar a 6 metros de distancia, assim você relaxará a musculatura visual.
PARA EVITAR REFLEXOS:
·         Coloque o monitor de vídeo de lado para a janela, de forma que o mesmo receba o mínimo possível de claridade do meio externo.
·         Sempre que possível na frente da tela do monitor a parede deve ser em tom claro, mas nunca branco.
·         A luminosidade geral da sala deve ser adequada, garantindo-se um a luminância de 500 lux.
·         O material da mesa não deve ser reflexivo.
·         Prefira material de formica bege ou verde claros, não brilhante.
·         Vidros sobre a mesa são totalmente contraindicados, pois além de reflexos, Causam compressão nos braços.
·         Em ambiente grande, o cuidado mais importante e para dota-los de luminárias com aletas bloqueadoras de reflexos, além disso, nas janelas que irão refletir sobre os monitores de vídeo, deve haver persianas, que serão mantidas sempre fechadas.
·         Fonte: Couto, Hudson de Araújo, Ergonomia Aplicada ao Trabalho-Conteúdo Básico-Guia Pratico.Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário